A busca pela construção de riqueza

Muitos fazem da busca pela riqueza a crença de que só assim poderão alcançar a tal da felicidade. O dinheiro, como medida de felicidade, é sempre algo questionável.

A despeito de qualquer julgamento sobre o valor que muitos dão ao dinheiro, acreditamos todavia que a universalidade na construção da riqueza está na liberdade que ela nos proporciona. Se o dinheiro traz ou não felicidade, em última análise, precisamos nos preocupar com ele na construção de riqueza que nos gere renda na aposentadoria.

Todos são ávidos por encontrar fórmulas prontas, métodos rápidos e jeito fácil de acumular riqueza. Não há atalhos! Se há uma “receita”, a descreveria em 3 ações:

  1. Trabalhar para gerar renda por mais tempo possível
  2. Poupar após suprir as necessidades básicas
  3. Investir através de instrumentos financeiros adequados para realizar seus projetos de vida de curto, médio e longo prazos.

Em nossa vida produtiva, trabalhamos e geramos renda. Mas frequentemente acordamos para a necessidade de poupança quando não temos mais o tempo tão à favor.

No ciclo de nossa vida financeira, quanto mais cedo guardarmos dinheiro, menos esforço empreenderemos para fazer nossa poupança. O problema é que muitos postergam a construção de uma poupança acreditando que sua vida produtiva não acabará. A construção de riqueza tem de ocorrer em cada fase de nosso período produtivo para que possamos alcançar a liberdade na velhice sem percalços.

 

Ciclo de Vida Financeira

 

imagem2

Sabemos que para seguir as etapas da curva acima é preciso disciplina e certo conhecimento. E por mais simples que seja a receita definida pelas ações “trabalhar”, “poupar” e “investir”, muitos brasileiros falham na construção de uma riqueza que lhes permita viver confortavelmente até o fim da vida.

Se você parou para refletir sobre este tema e percebeu que tem mais dúvidas do que respostas sobre seu ciclo de vida financeira, saiba que você não está sozinho. A ajuda de um especialista poderá ser importante.

O  Planejador Financeiro é o profissional que pode lhe ajudar a gerenciar mais eficientemente o seu ciclo de vida financeira. Antes limitado à área de alta renda dos bancos, o Planejador Financeiro começa a se popularizar no Brasil e a se tornar mais acessível às famílias de diferentes tipos de renda.

Conheça mais sobre este profissional e peça ajuda. Quanto mais cedo você fizer um diagnóstico de sua saúde financeira, mais rápido você encontrará o remédio para a sua longevidade financeira.

”Sua liberdade financeira não depende do tamanho de seu salário. Depende de fazer com que este salário continue produzindo renda mesmo quando ele não mais existir.”

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.