Bancos x AAI x Consultores

No mundo de investimentos existem, modelos em que a remuneração é dada pela venda de produtos e outros em que a remuneração é paga pelo cliente.  


 


Na remuneração via produto, se enquadram os bancos e os Agentes Autônomos de Investimentos. Daí o cômico da briga atual entre XP e Itaú. Ambos não são autônomos sob o ponto de vista de remuneração. Porém receber pela venda de produtos não significa falta de ética. Falta de ética é vender o produto errado para as necessidades do cliente e isto pode acontecer em qualquer modelo.  


 


Já o Consultor de Valores Mobiliários não recebe pela venda de produtos de investimentos e sim um "fee" combinado com o cliente. Este é um modelo que acreditamos e que investimos como empresa. Porém, mesmo esse modelo permite a remuneraçao pela venda de seguros e previdência, por exemplo.  


 


Vamos aproveitar a discussão para esclarecer aos clientes os diferenciais. Para tanto é preciso ter mais transparência no mercado. Por que todos não abrem suas receitas com investimentos para o cliente? O regulador pode transformar o mercado se exigir isso. Deixemos o cliente escolher como quer pagar. Demonizar outros modelos não é elegante, mas abre oportunidades de mudança.

Deixe um comentário

Newsletter