O Valor do Planejador Financeiro

De acordo com Warren Buffet, o maior investidor do mercado financeiro global de todos os tempos e um dos homens mais ricos do planeta, “preço é quanto você paga e valor é quanto você leva”. A partir dessa premissa, podemos definir valor como o conjunto dos benefícios que determinado produto ou serviço traz ou pelos problemas que ele consegue resolver para o consumidor.


 


Antes de revelar o valor do Planejador Financeiro precisamos entender qual o conceito da profissão e suas principais atribuições.


 


O conceito de planejamento financeiro como uma prática profissional distinta surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1970. Desde então a comunidade de planejadores não para de crescer no mundo todo. 


 


No Brasil a atuação começou bem depois, já que era bastante difícil planejar as finanças no período de hiperinflação vivido antes da década de 1990, foi somente a partir do Plano Real que o brasileiro começou a ter condições de estruturar um planejamento financeiro. Podemos descrevê-lo como um multiespecialista em finanças pessoais e empresariais, atuando nas áreas de investimentos, gerenciamento de fluxo de caixa, previdência complementar, seguros, planejamento fiscal e sucessório.


 


Entre as principais atribuições no atendimento a pessoas e famílias temos: estabelecer um orçamento, acompanhar o controle do fluxo de caixa, entender as dores e os gargalos da vida financeira, identificar oportunidades de poupança, detectar o tipo de investimento mais apropriado de acordo com o perfil do investidor, desenvolver um plano para o futuro, além de traçar um planejamento estratégico para o atingimento dos objetivos de vida.


 


Então, fica a pergunta: qual é o valor de um planejador financeiro?


 


Ouvi várias pessoas falarem que planejamento financeiro é somente para os ricos e milionários, pois uma pessoa com menos recursos ou endividada não tem condições de pagar por ele. Isso não é verdade pois, muitas vezes, pessoas com dívidas e que estão no olho do furacão não conseguem enxergar uma solução para reverter esse cenário. Já atendi clientes que, ao otimizar o seu fluxo de caixa, conseguiram pagar por um planejamento financeiro facilmente e ainda começaram a investir. O dinheiro só precisa ser gasto de uma forma equilibrada e consciente.


 


Outros não veem a importância de ter alguém que o oriente na contratação de um plano de previdência ou na indicação de alguma classe de ativos de investimentos, pois já existe algum outro profissional que o assessora “gratuitamente”. O que eles não sabem é que, nesse caso, algum conflito de interesse pode reduzir sua rentabilidade e algumas vezes fazer com que ocorram perdas financeiras indesejadas, pois o ativo não estava alocado de acordo com o seu perfil, causando um certo desconforto.


 


Um planejador financeiro não possui vieses e nem interesses ocultos, ele atua de forma parecida com um psicólogo das finanças que ouve, entende e aconselha os seus clientes.


 


Portanto a resposta é que o seu valor é incalculável, pois um planejador financeiro ajuda a proporcionar tranquilidade, menor preocupação e mais conforto, além de apoair a realização de sonhos e objetivos, o crescimento pessoal e a sua produtividade como um todo, trazendo o maior benefício que podemos desejar: a liberdade de sermos quem quisermos, quando quisermos e com quem quisermos, ou seja, a liberdade de escolha.

Comentários

Adriana Maluf 09 de November, 2022

Obrigada pelo elogio!! Fico a disposição se precisar!!

responder

Nelma Oliveira 26 de October, 2022

Que texto legal, parabéns !!!!

responder

Deixe um comentário

Newsletter