Você está pronto para o Open Banking?

Em 15 de dezembro de 2021 inicia a quarta fase do Open Banking, o sistema financeiro aberto. Este sistema permite o compartilhamento das informações dos clientes de produtos financeiros entre diferentes instituições financeiras. O compartilhamento é feito através de tecnologia API (Application Programming Interface). É a mesma que você usa quando escolhe “logar com minha conta Google” nos apps do seu smartphone.


 


Embora este compartilhamento suscite desconfianças por parte dos usuários de bancos e fintechs, há regulação para este compartilhamento. Você precisará autorizar o compartilhamento e poderá suspender a autorização a qualquer momento. Este processo é criterioso, passando por 3 etapas obrigatórias que os bancos devem seguir: consentimento, autenticação e confirmação. Essas três etapas devem ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico. Uma importante base de construção da segurança deste sistema é a Lei Geral de Proteção de Dados, que prevê multas na casa dos milhões caso não seja respeitada.


 


Para os usuários dos sistemas financeiros os benefícios do Open Banking são a consolidação dos seus dados financeiros em uma só plataforma, o que permite uma visão aprofundada, e descomplicada, da sua vida financeira.


 


Uma vez que todas as instituições conhecem o público que utiliza esses produtos financeiros, a consequência é um aumento na competitividade de oferta desses produtos, o que beneficiará o consumidor. Nessa perspectiva o consumidor será mais disputado, gerando oferta de produtos melhor ajustados ao seu perfil. Quando o assunto é crédito, essa competitividade levará a ofertas de créditos mais justas.


 


O Open Banking já está acontecendo, em fases, desde 21 de fevereiro de 2021. No início as mudanças ocorreram apenas entre as instituições financeiras. Ocorreu o compartilhamento dos canais de atendimento e das características de produtos e serviços. Nenhum dado de cliente foi compartilhado nessa fase.


 


Em 13 de agosto 10% dos clientes passaram a ter acesso ao sistema. Foi possível permitir o compartilhamento de seus dados pessoais. Em 29 de outubro, 3ª fase, foi liberada a realização de compartilhamento de dados para as transações, como pagamentos e ofertas de crédito.


 


E hoje tem início a 4ª fase. Agora já é possível compartilhar dados sobre seguros, previdência, investimentos e operações de câmbio.


 


O Open Banking mostra como a tecnologia pode ser a nossa aliada em tornar processos burocráticos e trabalhosos mais fáceis e práticos. Agora você não precisará mais preencher um formulário com vários dados cadastrais, nem enviar várias vezes a mesma coleção de documentos para poder avaliar ofertas de um mesmo produto em instituições diferentes. E esse é apenas um dos benefícios que a modernização do acesso de dados traz!

Deixe um comentário

Newsletter