A importância do autoconhecimento nas finanças pessoais

Com certeza, você deve ter ouvido essa palavra nos últimos meses. E por que ela é tão importante na nossa relação com o dinheiro?


 


Você já reparou como uma pessoa que sabe direcionar o seu dinheiro para o que realmente quer, na maioria das vezes, consegue obter sucesso nesta escolha?


 


Isso geralmente acontece porque o autoconhecimento financeiro nos dá a capacidade de entender o nosso modelo mental na tomada de decisão que envolve dinheiro e ter ações mais inteligentes na hora de gastar ou poupar os nossos recursos.


 


Na busca pela satisfação pessoal, desenvolver o autoconhecimento é a melhor estratégia para o bem-estar financeiro. Não ache que as respostas virão logo de cara. Comece fazendo reflexões e análises de si mesmo e logo você se conhecerá melhor.


 


Você pode ter ajuda neste processo de profissionais qualificados e bons cursos, os quais servirão de facilitadores de conhecimento e poupadores do seu tempo, mas a busca em si é um movimento individual.


 


Reflita seriamente e responda às perguntas abaixo:


 


Se eu tivesse dinheiro suficiente até o fim da minha vida, o que eu faria com o meu tempo, com a minha energia e meus recursos?


 


O que eu quero? Quais são os meus sonhos?


 


Seja uma viagem, um curso, morar fora do país, comprar uma casa na praia, um presente para alguém importante, pagar bons estudos para seus filhos, trocar de profissão ou simplesmente ter dinheiro sobrando no fim do mês.


 


As respostas vão te ajudar a entender as suas prioridades e reconhecer que, às vezes, são necessárias mudanças e ações para que esses resultados se concretizem. Isso porque muitos gastos são fugas para não encararmos os nossos problemas e, muitas vezes, também são válvulas de escape para não atingirmos o que queremos e continuarmos em um mesmo ciclo.


 


A pessoa que planeja sua vida financeira, olhando em cada detalhe os seus ganhos, seus gastos, revendo hábitos, reavaliando escolhas de consumo, sabendo sua tolerância a riscos para investir,  estipulando prazos para os seus objetivos, fazendo uma monitoria regular,  investindo em conhecimentoe buscando profissionais pra ajudar, conseguem estruturar o seu planejamento financeiro para atingir os seus sonhos reais, saindo do automático e antecipando soluções para imprevistos, antes mesmo que eles surjam.


 


Essas pessoas não se comparam aos outros, conseguem dizer não e evitam o imediatismo em prol de algo mais importante no futuro.


 


Entender-se melhor traz a responsabilidade de você assumir suas escolhas, colocar os seus gastos na ponta do lápis, fazer um controle e monitorá-los.


 


E todo este trabalho será revertido no benefício de se conhecer por meio da sua relação com dinheiro, impactando várias áreas da sua vida para melhor.


 


Repense suas escolhas financeiras, evite o imediatismo e a pressão do que está ao seu redor.


 


Essa busca constante vai te ajudar a fazer escolhas mais compatíveis com você e com o seu momento e focar o seu dinheiro no que realmente é importante.

Deixe um comentário

Newsletter