A vida renasce aos 60

Por que encontramos tantas pessoas que tiveram uma vida produtiva e que foram independentes, trabalharam duro, sustentaram a família, e quando atingiram uma idade em que deveriam estar tranquilas, pelo menos financeiramente, passaram a depender da ajuda dos outros?


 


Falta de planejamento é um motivo que chama muito a atenção. Nós brasileiros, somos otimistas por natureza, temos a tendência de aproveitar o momento presente e contar que a sorte vai nos ajudar amanhã. Mas isso não é o que acontece normalmente. Apenas 1% da população mais madura tem a tão sonhada independência financeira. E uma coisa é certa: não é nada prazeroso depender dos outros, mesmo que sejam filhos, para conseguir pagar as contas e manter algumas extravagâncias. Isso com certeza reduz a autoestima, acarretando problemas de saúde física e emocional.


 


Se você ainda tem tempo para se preparar para uma aposentadoria mais tranquila, vale a pena contribuir para a previdência pública, privada ou de preferência para as duas. Essa é a melhor forma de ter uma renda mensal recorrente e garantida. Os mais arrojados podem comprar ações de grandes companhias. Isso garante um recebimento periódico de dividendos que ajudam a compor a renda futuramente. E os mais conservadores e moderados podem investir em modalidades mais seguras, mas que tragam rentabilidades que podem ser resgatadas mensalmente.


 


Adquirir imóveis para ter uma renda futura de aluguel também é uma opção de certa forma segura, que garante uma recorrência de receita mensal. Só não devemos esquecer que quando os imóveis não estão alugados, eles acabam gerando despesas como IPTU, condomínio, seguros e manutenções em geral.


 


E se você já não tem mais esse tempo e deseja outras fontes de renda para viver com tranquilidade e liberdade de escolha? Talvez você consiga se encaixar em alguma delas. Lembre-se que você tem duas características muito importantes ao seu favor: a experiência e a sabedoria.


 


Caso tenha algum talento artístico, como tocar um instrumento musical, você pode dar aulas para iniciantes ou até para quem quer se aprimorar. Isso fará com que você continue praticando e exercitando a mente e o mais importante, que você se realize por transmitir seu conhecimento para alguém. Caso o seu forte seja trabalhos manuais, além de dar aulas, você pode vender os seus artesanatos. Hoje em dia isso é mais fácil graças às redes sociais que servem como vitrine e como canal de vendas para apresentar seus produtos.


 


A maioria das pessoas tem pequenos dons naturais, algo que elas fazem e que todos adoram. Minha mãe, por exemplo, faz um pudim de leite condensado maravilhoso. Por que não os vender por meio das redes sociais ou em parcerias com restaurantes e cafés que têm sobremesas maravilhosas, mas não pudim? Esses dons não estão ligados apenas à alimentação. Podem ser cuidar de um jardim ou de uma horta para quem é apaixonado por plantas, publicar artigos e quem sabe um livro para quem gosta de escrever, dar aulas e até fazer traduções para quem é fluente em outro idioma. Enfim, o céu é o limite, basta apenas se conhecer e usar a imaginação.


 


Outro ponto que chama a atenção são as empresas de recolocação voltadas para esse púbico 60+. Juliana Ramalho, sócia fundadora da empresa Talento Senior, que tem como propósito conectar pequenas e médias empresas que precisam de conhecimento com profissionais maduros que tenham essa experiência, explica que o candidato não precisa enviar um currículo e sim contar a sua história. E que o contrato de trabalho pode ser contratações para projetos específicos, part time, interino e até CLT.


 


Sempre ouvi que a vida começa aos 40, mas outro dia li uma matéria muito interessante falando que “a vida renasce aos 60”. Isso porque os conceitos sobre o envelhecimento estão mudando devido principalmente ao aumento da expectativa de vida da população. A velha máxima que eu citei acima ficou ultrapassada. Em vez de chuteiras penduradas vemos idosos dispostos a viver essa nova fase para arriscar e apostar em velhos e novos sonhos, e com certeza o dinheiro é importante para essas realizações.


 


E para finalizar, vou tomar a liberdade e complementar uma frase do grande músico David Bowie -  “envelhecer é um processo extraordinário em que você se torna a pessoa que você sempre deveria ter sido” -  mais experiente, mais sábia e se tiver uma melhor condição financeira, mais livre para ser a dona do seu destino.

Deixe um comentário

Newsletter