Você quer se aposentar?

No artigo sobre risco da longevidade discutimos o que é este risco e como é possível mitiga-lo através de um planejamento financeiro de longo prazo. Neste artigo quero te chamar à reflexão do contexto no qual você está inserido para reforçar porque você deveria se preocupar com a sua aposentadoria.


 


A forma como as emoções agem levam as pessoas a acreditar que os problemas do presente não existirão no futuro. Essa confiança de que o amanhã será muito melhor nos impede de tomar ações práticas pelo simples fato de que não vemos o futuro com a mesma perspectiva do presente. Na nossa discussão, esse excesso de confiança eleva o risco de as pessoas não conseguirem manter a qualidade de vida que tem hoje no futuro.


 


Esse viés cognitivo está grandiosamente retratado na pesquisa “Raio-X do Investidor Brasileiro”, realizada anualmente desde 2018 pela Anbima, órgão autorregulador do mercado financeiro. De acordo com a pesquisa, 48% dos brasileiros acreditam que a vida financeira será melhor na aposentadoria. Este dado revela claramente o excesso de confiança, já que 46% presumem que suas despesas aumentarão. Apenas 22% imaginam que a vida financeira será pior. Existe sim uma percepção da realidade quando praticamente metade da população entende que a vida financeira pode piorar, este já é um motivador suficientemente forte para que você se planeje para este momento da vida.


 


55% afirmam que terão sua renda na aposentadoria através do INSS, que hoje paga uma média mensal de R$2.500 por benefício e 20% julgam que continuarão a trabalhar para ter renda. Veja como é forte a confiança, pois ainda que as pessoas saibam qual é o contexto da realidade a crença de que as coisas serão melhores no futuro perdura. A principal razão para que essa parcela acredite que terão dificuldades para se aposentar é porque não se sentem preparados ou não tem dinheiro suficiente para se aposentar.


 


Estes dados mostram que as pessoas conhecem o risco de longevidade, revelam que você sabe quais são as dificuldades da previdência oficial brasileira. Você sabe que, a depender do seu padrão de vida, ainda que contribua com o teto do INSS, a renda que receberá como aposentadoria não será suficiente para manter a mesma qualidade de vida que tem hoje.


 


A solução deste problema é o planejamento de longo prazo e a pesquisa reforça a importância de ter um planejamento financeiro voltado para este objetivo, já que apenas 9% das pessoas que investem tem como meta dos investimentos a aposentadoria. Um plano para atingir este objetivo vai te ajudar a definir o valor exato de poupança necessária para mitigar o risco da longevidade e alcançar a aposentadoria que você precisa para viver bem a vida toda.

Deixe um comentário

Newsletter