Criptoativos e o mundo dos investimentos

Com o avanço da digitalização, sentimos a modernidade e a tecnologia cada vez mais presentes em nossas rotinas. No mundo das finanças pessoais isso não seria diferente. Em algum momento você já deve ter se deparado com comentários sobre investimentos em criptoativos, que têm se mostrado como uma nova classe de ativos para diversificação de portfólio. Mas afinal, como podemos defini-los? Os criptoativos são representações de valores que só existem em registros digitais, ou seja, são intangíveis. Eles podem ser utilizados como forma de pagamento, reserva de valor, como Bitcoin, entre outros objetivos.


 


Pessoas e empresas podem transacionar esses ativos diretamente pela Blockchain, não havendo intermediários para que essas operações aconteçam. Para que você possa entender melhor, a Blockchain é um livro razão onde são armazenadas todas as transações em lotes, chamados de blocos, sejam digitais ou físicos. Esses blocos são interligados como uma corrente. Assim, agregam segurança não só para transações, mas também para pagamentos. No mundo dos criptoativos, esse ambiente é utilizado para essas operações, funcionando como grande um banco de dados.


 


Por conta de toda essa digitalização e intangibilidade, há uma necessidade ainda maior de se preocupar com a segurança, já que a custódia desses ativos é feita por senhas, chaves de acesso ou até em armazenamento em carteiras virtuais (wallets). É muito importante ter um bom entendimento sobre todas essas definições antes iniciar aquisições. Esquemas de pirâmides financeiras são muito comuns e podem levar a muitos prejuízos, por isso é importante ficar atento às instituições que as oferecem e ficar longe de promessas de grandes rentabilidades.


 


Apesar de toda essa autonomia, é necessário lançar seus criptoativos na Declaração Anual do IR, assim como possíveis ganhos nessas transações. Lembre-se que investir em criptoativos agrega um alto risco, já que esse mercado conta com uma alta volatilidade. Por isso, estude bastante sobre o assunto ou procure um Planejador Financeiro para auxiliá-lo.

Deixe um comentário

Newsletter