Para que saber seu perfil de investidor?

O Perfil de Investidor vai determinar qual o risco você pode e está disposto a correr ao investir seu patrimônio, baseado em pontos emocionais, em conhecimento sobre os produtos aos quais você está disposto a investir e também sobre os seus objetivos de vida. Tudo isso avaliado por meio de um formulário disponível nas plataformas das instituições financeiras.


 


Basicamente são três perfis:


 


- Investidor Conservador: não está disposto a correr riscos e enfrentar volatilidade (oscilação de preço nos ativos) na maior parte do seu patrimônio, sendo a renda fixa a opção de investimento predominante.



- Investidor Moderado: está disposto a correr riscos em parte do seu patrimônio na Renda Variável e já possui algum conhecimento no mercado financeiro. Parte dos seus recursos ainda é alocada na Renda Fixa. 


 


- Investidor Arrojado: possui grande apetite ao risco e entende que sua jornada conta com a volatilidade em boa parte do seu patrimônio. Possui bom conhecimento de produtos financeiros e controle emocional para lidar com as oscilações do mercado de renda variável. Mais adequado aos que possuem horizonte de investimento mais longos.


 


Um outro ponto relevante para adequar seus investimentos com seu Perfil de Investidor é a diversificação. Nada mais é que a estratégia em que seus ativos estarão distribuídos dentro da sua carteira de investimento. Quanto mais risco, mais exposto à ativos complexos e de renda variável você estará. Quanto mais conservador, sua diversificação será mais simples e com menor grau de complexidade.


 


Não se esqueça que para definir o seu Perfil de Investidor, seus objetivos de vida e o horizonte de tempo ajudarão nas recomendações de quais ativos serão ideais para sua carteira. Veja que não há certo ou errado, e sim, o que é mais adequado à sua realidade. Lembre-se que investir exige controle emocional, principalmente na Renda Variável, pelas oscilações que seu patrimônio poderá ter. E o mais importante, nunca invista em algo que não possui conhecimento. Isso sem dúvida trará insegurança e, muitas vezes, resgates em momentos não tão oportunos.


 


Investir é apenas uma parte do seu Planejamento Financeiro. Por isso, trace seu plano, seu propósito, busque ajuda de um profissional, caso sinta necessidade, e colha os frutos no futuro de uma vida financeira equilibrada.


 

Deixe um comentário

Newsletter